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domingo, 26 de outubro de 2008

A Industrialização Mundial

Disciplina: Geografia Professor: Ronaldo Pajeu 1º ano noturno


A Primeira Revolução Industrial

A revolução industrial introduziu uma forma mais eficiente de produzir mercadorias: maior quantidade em menos tempo e mais barato.

Isso graças ao agrupamento de pessoas na fábrica e a divisão do trabalho.

A primeira mudança foi à invenção da máquina a vapor, utilizando o carvão mineral como fonte de energia.

As fábricas puderam se localizar pertos das cidades.

A utilização da energia a vapor foi idealizada por thomas newcomen em 1712.
Em 1976, passou a ser utilizada nas máquinas industriais, graças a james watt.

Em 1804, a energia do vapor chegou aos meios de trasporte, através da invenção da locomotiva a vapor de richard trevithick.

As invenções refletiam em todas as instâncias da vida social, do ponto de vista das comunicações e transportes, ampliaram as relações entre regiões distantes.

Os operários eram obrigados a trabalhar de acordo com a necessidade de produção, chegando a 16 horas trabalhadas por dia.

Iniciou-se a formação de bairros miseráveis.

A industrialização ampliou a divisão social do trabalho – distribuição de tarefas entre indivíduos ou agrupamentos sociais – de acordo com a posição social.

Estabeleceu uma divisão internacional trabalho entre países industriais e regiões fornecedoras de produtos agrícolas e minerais.

O crescimento da produção industrial inglesa e ampliação do mercado para outros países deram origem ao liberalismo econômico.

O liberalismo defendia a livre concorrência entre empresas e os países.



DIT na Primeira Revolução Industrial

As colônias produziam gêneros agrícolas, produtos da pecuária, matérias-primas do extrativismo mineral.
As metrópoles ou países industrializados produziam bens manufaturados.


A Segunda Revolução Industrial

Caracterizou-se por apresentar novas tecnologias, novas fontes de energia e a expansão da atividade industrial, na segunda metade do século XIX. As hidrelétricas e o petróleo ampliaram a capacidade de geração de energia, surgiram novos produtos, surgiram às grandes siderúrgicas e indústrias químicas, multiplicaram-se as frotas de navios, as ferrovias se expandiram, surgiram novas localizações de setores industriais.

DIT na Segunda Revolução Industrial
As colônias se tornaram países não-industrializados produzindo gêneros agrícolas, produtos da pecuária, matérias-primas do extrativismo mineral.

As metrópoles ou países industrializados tornaram-se países industrializados, produzindo bens manufaturados e investimentos.

Surgiram os monopólios, trustes e cartéis
Monopólio é a concentração das atividades produtivas por um pequeno grupo de empresas.
O truste consiste em controlar todas as etapas do processo produtivo, desde a extração da matéria-prima até a comercialização do produto acabado.
O cartel é um acordo entre empresas do mesmo ramo para eliminar a concorrência e evitar a queda de preços no mercado.

Fordismo e Taylorismo

O taylorismo partia da concepção de que o trabalho fabril era um conjunto de tarefas totalmente independentes da profissão do trabalhador. O conhecimento do processo produtivo era uma tarefa exclusiva do gerente, que deveria determinar e fiscalizar cada etapa dos trabalhos a serem feitos no menor espaço de tempo e sem perda de qualidade.

O fordismo associou a linha de montagem às técnicas de organização do taylorismo, ou seja, o automóvel deslocava-se no interior da fábrica para a realização de cada etapa de produção. O trabalhador, especializado, realizava sua tarefa num tempo determinado e o automóvel continuava a se deslocar até a instalação da última peça, do último acabamento.

A Terceira Revolução Industrial

A Terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-científica começou a tomar forma no final da Segunda Guerra Mundial, mas apenas há duas décadas que, seus efeitos têm se manifestado de forma mais intensa em todo o mundo.
Podemos citar como características dessa etapa: a integração entre telecomunicações e informática; o surgimento de satélites artificiais, o desenvolvimento da informática, da microeletrônica, da robótica e da engenharia genética; a utilização da energia nuclear.

Toyotismo

Essa nova organização da produção ficou conhecida como, Just-in-time ou “tempo justo”. As diferentes etapas de produção são realizadas de forma combinada entre fornecedores, produtores e compradores. A matéria-prima que entra na fábrica corresponde exatamente à quantidade de mercadorias que serão produzidas. Essas mercadorias são feitas dentro do prazo estipulado e de acordo com o pedido dos compradores.
Permitindo-se assim a redução de estocagem e evitando a queda de preços.
O trabalhador pode ser deslocado para realizar diferentes funções, de acordo com as necessidades da produção.

DIT na Terceira Revolução Industrial

Os países desenvolvidos passaram a produzir bens industrializados de maior valor, investimentos na produção e no mercado financeiro, empréstimos, conhecimento tecnológico, terceirização da produção nos países subdesenvolvidos.
Os países não-industrializados (uma minoria) tornaram-se países subdesenvolvidos industrializados produzindo matérias-primas, lucros dos investimentos, royalties, bens industrializados de baixo nível tecnológico e produção de mercadorias secundárias.


Os mais novos países industrializados
Brasil, México e Argentina são países latino-americanos que promoveram sua industrialização a partir da primeira metade do século XX,
A industrialização desses países substituiu as importações de bens de consumo provenientes da Europa.
Esse modelo de industrialização criou um parque de indústrias nesses países, mas continuaram na dependência de tecnologias estrangeiras.
Também permitiram as instalações de multinacionais em algumas regiões e a criação de empresas estatais. Mas devido à forte pressão do capitalismo globalizado, várias empresas estatais foram privatizadas, ocorrendo assim uma maior dependência e subordinação do capital estrangeiro.

Fonte de pesquisa:
Alabi Lucci, Elian; Lazaro Branco, Anselmo; Mendonça, Cláudio – Geografia geral e do Brasil – Editora Saraiva.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Fontes de energia

Olá pessoal!

Conforme o que discutimos nas aulas anteriores sobre fontes de energia e o documentário apresentado na aula passada, vocês deverão postar aqui, tudo o que aprenderam sobre este assunto.

Não se esqueçam de comentar:

• Quais são as fontes de energia mais utilizada,
• O que são combustíveis fósseis e exemplos.
• Quais aparelhos gastam mais energia elétrica.
• Como sabemos que um eletrodoméstico gasta mais energia do que outro.
• Cite exemplos de consumo exagerado de energia elétrica (no documentário - O SENHOR ESBANJA - foi bem comentado).
• Como podemos economizar energia elétrica em nosso dia-a-dia, seja em casa, no trabalho ou na escola.
• Qual a importância de economizarmos energia elétrica.

Observação

Escrevam corretamente, sem abreviações.

Não se esqueçam de colocar no início do texto: o nome, número da chamada, série, turma e o turno que estuda.

Um grande abraço a todos e a todas.

Professor Ronaldo F. Pajeu