Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

ATIVIDADE 5 - DIÁRIO DE BORDO – Relato semanais

Curso de Especialização em mídias na educação

- Vivenciando o Desenvolvimento com Mídias Integradas na Educação

Cursista: Ronaldo F. Pajeu

Tutora: Olga Reis

Durante o desenvolvimento do projeto apareceram várias sugestões, opiniões por parte dos alunos, então selecionamos algumas e analisamos a possibilidade de executá-las no projeto. Percebemos que algumas eram impossíveis pelo fato de envolver alto custo financeiro, algumas por falta de tempo mesmo e até mesmo a parte burocrática da escola ou do Estado.
Então começamos analisar a possibilidade mais simples e possível dentro do nosso tempo e condições e com o passar dos dias o projeto começou a ganhar forma.
Os alunos estavam muito interessados, inclusive uma das alunas responsáveis orientava-se comigo constantemente, mas sempre procurei os deixar desenvolverem o projeto, pois isso é fundamental para a aprendizagem dos alunos.
Com relação às mídias utilizadas não variaram muito, apenas o computador e a Internet e máquina digital para filmagem da apresentação do trabalho para a comunidade escolar e para os visitantes da Feira Cultural na escola, até mesmo porque esse trabalho era voltado para a questão ambiental e focalizado na reciclagem do lixo. Preocuparam-se em mostrar a importância da reciclagem do lixo, como reciclar o lixo, aprese taram exemplos de objetos feitos do lixo – alguns feitos por eles mesmos - e as vantagens dessa reciclagem.
Um fato que chamou muito a atenção durante a apresentação foi à comprovação que a maioria das pessoas nem se quer sabem separar o lixo quanto às cores e seus significados, pois durante a apresentação os visitantes tinham que colocar os lixos disponíveis nos recipientes de acordo com as cores padrões da coleta seletiva do lixo, e só depois os alunos verificavam os erros e acertos e em seguida explicavam para as pessoas a importância da coleta seletiva, bem como a importância da reciclagem do lixo, sendo assim, o que nos preocupou muito, pois mesmo com tanta informação da mídia, estudos práticos, entre outros, percebemos o quanto nossa sociedade está longe de praticar uma coleta seletiva do lixo correta, quiçá uma preocupação mais aprofundada na questão ambiental.

Mídias integradas ao projeto didático

ATIVIDADE 4 - DIÁRIO DE BORDO - Mídias integradas ao projeto didático

Cursista: Ronaldo F. Pajeu

Tutora: Olga Reis

Projeto desenvolvido com o 2º Ano – turma – A, do período matutino na E.E. José Barbosa Rodrigues

Tema
Meio ambiente

Título

Reciclagem: Repensando O Seu Espaço Na Sociedade

OBJETIVOS

O projeto tem o objetivo geral de despertar a reflexão da sociedade sobre a importância da reciclagem, e assim, incentivar a população e o espectador a reciclar orientando sobre o problema do lixo.
Aumentando o conhecimento das pessoas sobre formas de redução, reutilização e reciclagem de produtos fazendo com que as pessoas se conscientizem sobre o assunto para que assim todos colaborem para um ambiente melhor e assim, termos uma postura e uma consciência ambiental, reparando os danos causados ao meio ambiente e evitando novos desastres ecológicos, a continuidade e a qualidade de vida estarão comprometidas.
Este sim seria o maior erro que a humanidade poderia cometer contra ela própria.
Fazer com que as pessoas percebam que a destruição do meio ambiente conduziu-nos a um momento decisivo.

Infra-estrutura da escola

A escola consta com uma ampla estrutura, 14 salas de aulas, duas sala de informática, televisores e vídeos em todas as salas, uma quadra coberta, mas com o piso danificado, grupos de funcionários administrativos e professores qualificados, boa localização no bairro.

Interesses dos alunos

Os alunos escolheram esse tema devido à temática da Feira Cultural – meio ambiente - realizada anualmente na escola, juntamente com a preocupação da maneira com a qual nós seres humanos temos utilizado os recursos naturais em benefícios próprios. Acreditam assim, que uma das soluções seja o processo de reciclagem de diversos materiais.
Para facilitar a realização da pesquisa, utilizaram o computador, a Internet, livros didáticos, papel cartolina, garrafas pet, entre outros.

Considerações finais

Esse trabalho é muito importante não somente para a avaliação bimestral, como também para a formação individual dos alunos no que desrespeita a questão ambiental. Pois através desse trabalho poderão discutir, conhecer e formar opiniões referentes ao tema, e apresentando seus ideais para a os demais na escola e para a comunidade durante a visita à Feira Cultural.