Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Fusos horários


Fusos horários

            Dividindo os 360º graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultam 15 graus. Portanto, cada 15 graus que a Terra gira, passe-se uma hora, e cada uma dessas 24 divisões recebe o nome de fuso horário.

            O fuso de referência se estende 7º 30’ para leste a 7º 30’ para oeste do meridiano de Greenwich, totalizando uma faixa de 15º graus. As horas mudam, uma a uma, à medida que passamos de um fuso para outro.

            As horas aumentam para leste e diminuem para oeste. Isso ocorre porque a Terra gira de oeste para leste.

Regras

            Encontre a diferença em graus entres os pontos determinados; quando os dois pontos localizam-se nos mesmos hemisférios subtrai o grau maior pelo menor, quando se localizam em hemisférios diferentes somam-se os graus; dividi o valor encontrado por 15 e encontrará a diferença em horas entre os dois pontos; depois verifique se o local que deseja saber à hora está a leste ou a oeste do local que você já tem à hora; se estiver a oeste diminuem-se as horas e se estiver a leste aumentam-se as horas.

 Fusos horários brasileiros

            O Brasil abrange quatro fusos horários, mas apenas três vigora no país.

Por exemplo: enquanto são 08 horas no estado de São Paulo, são 07 horas no Mato Grosso do Sul e 06 horas no Acre.

 Horário de verão

            O horário de verão brasileiro é adotado nos meses de outubro a fevereiro, quando os relógios são adiantados em uma hora. Apenas a região sul, sudeste, o Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal adotam o horário de verão. Isso porque nos meses finais e iniciais do ano essas localidades apresentam dias mais longos do que as noites. Sendo assim ocorre uma grande economia de energia elétrica. Nas outras localidades não se adotam o horário de verão devido à duração dos dias e noites ser a mesma durante todo o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário